O MAMUTE DE BERESOVKA
Segundo
a Ciência os Mamutes desapareceram da terra a cerca de 10.000 anos
atrás, o que não se sabe ao certo é como esses incríveis animais
foram extintos.
Centenas
de carcaças congeladas de mamutes foram encontradas nas planícies
geladas do Alasca, do Canadá e da Sibéria.
Em 1901, às margens do rio Beresovka, na Sibéria, foi encontrado uma das mais bem conservadas carcaças de um mamute de que se tem notícia. Desde então, o achado tem gerado muita discussão e reviravoltas em ralação a forma pela qual esses e outros animais foram extintos.
O
mamute de Beresovka, como ficou conhecido, foi encontrado em um
estado de quase completa preservação, tanto que alguns cientistas
se atreveram a provar a carne do animal. Na boca do mamute os
cientistas encontraram restos de plantas que germinam em regiões
temperadas.
O que poderia ter congelado um animal no meio da sua refeição, de maneira tão súbita e repentinamente?
A teoria mais aceita para o caso é a de que um asteroide teria se aproximado muito da terra e afetado a sua gravidade, provocando mudanças no eixo do planeta e consequentemente desencadeado uma série de terremotos e erupções vulcânicas por todo o globo, em uma proporção nunca antes vista na história.
Os tremores de terra resultaram na liberação de grande quantidade de lava e gases vulcânicos. Esses gases elevaram-se na atmosfera rumo aos pólos. Em seguida, caíram em direção à superfície terrestre, os gases extremamentes gelados chocaram-se com o ar quente de altitudes mais baixas, congelando instantaneamente o mamute de Beresovka e outros da sua espécie, no momento em que eles se alimentavam. Foi tudo tão rápido que o animal nem chegou a cair, ele foi encontrado exatamente nessa posição como você pode ver na foto.
Os cientistas afirmam que um congelamento lento teria formado cristais de gelo e, consequentemente, resultaria em apodrecimento da carne quando do descongelamento. Contudo, o mamute de Beresovka estava com a carne suficientemente fresca para ser comida sem qualquer efeito nocivo. Isso indica que o animal foi congelado quase instantaneamente.
Mamute
de Berezovka, empalhado com a pele do original na posição em que foi
encontrado, Museu de Zoologia de São Petersburgo na Rússia.
Outras espécies de animais também foram encontradas com as mesmas características de morte instantânea por congelamento na Sibéria. Apesar da teoria ser a mais aceita, não quer dizer que ela esteja correta, a morte súbita de mamutes e outros animais na Sibéria ainda é um mistério para ciência.
de Charles Berlitz
0 comentários: