A BUSCA PELA IMORTALIDADE



O que você acha da ideia de viver para sempre como robô? Um projeto ambicioso pretende fazer com que os seres humanos possam fazer um upload de sua mente para um robô.

O protótipo para este desafio é chamado de 'Bina-48'. A idéia é fazer o upload das memórias, pensamentos e sentimentos de uma pessoa para criar um clone. 

Martine Rothblatt criou uma cabeça robótica baseada em sua esposa "Bina", ele espera, um dia, no futuro, os seres humanos serão capazes de fazer upload de suas mentes.  

"Bina-48"  a versão robô foi projetada para manter uma conversa com os cientistas, eles esperam que o projeto seja capaz de dar aos humanos uma espécie de pós-vida artificial.

Bena-48 foi criada há cinco anos como uma réplica digital e  foi armazenada com pensamentos, memórias e sentimentos da verdadeira Bina Aspen (esposa do cientista) - todos os quais foram divididos em código de computador para criar uma versão digital de sua consciência. Criado por Hanson Robotics, Bina-48 pode participar de uma conversa, responder perguntas e até mesmo ter pensamentos "espontâneos" que são derivadas de dados multimídia em um "arquivo mente" criado pela verdadeira Bina.
O "Arquivo Mente" é uma base de dados digital de pensamentos, lembranças, sentimentos e opiniões. Ele imita a forma como o cérebro humano supostamente organiza as informações, cria emoções e atinge a auto-consciência.

Os cientistas dizem que é um projecto sem fins lucrativos que irá oferecer a imortalidade através da criação de um verdadeiro avatar que simula a sua personalidade e pode interagir, oferecer informações e conselhos para sua família e amigos, mesmo depois da sua "morte".

"Estou falando de uma lei da física aqui? Estou falando sobre desafiando a gravidade aqui? Não. Estou falando sobre ir mais rápido do que a luz? Não. Tudo o que eu estou fazendo aqui está falando sobre a escrever um código bom. " Disse um dos idealizadores do projeto.

A proliferação de robôs como Bina-48 pode parecer improvável agora, mas os pesquisadores garantem que em um futuro próximo a Inteligência Artificial será uma realidade. 

Eu particularmente acho isso assustador, criar inteligência para máquinas, e se a criatura se volta contra o criador?

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: