O MISTÉRIO DE GOBEKLI TEPE



Uma recente descoberta arqueológica reacende questões que a muito vem provocando debates entre os pesquisadores. Chamado de Gobekli Tepe, é talvez o primeiro exemplo mundial de um vasto e monumental projeto de arquitetura.



Arqueólogos acreditam ter encontrado o mais antigo "templo" já construído, ele fica no sul da Turquia. O Homo sapiens pode ter tido a religião desde os primórdios da nossa evolução, mas a construção de templos e monumentos são relativamente recentes na História da humanidade.Como explicar isso?


Para se ter ideia do quão antigas são essas construções, Gobekli Tepe é 7.000 anos mais velho que a Pirâmide de Gizé no Egito e bem mais velho que Stonehenge. Os arqueólogos acreditam que ainda tem muito a ser escavado e muito mais a ser descoberto sobre esse lugar.

Cerca de 20 grandes salas ovais e circulares foram encontradas com diâmetros de cerca de 30 metros, o lugar ao que tudo indica não servia como habitação, era uma espécie de templo onde as pessoas se reuniam provavelmente para adoração, festa e vínculo social. Talvez as cidades começaram com monumentos dedicados à dança. Gobekli Tepe parece ter sido o centro de uma grande comunidade.


Uma das teorias mais populares é que o período Neolítico e a introdução da agricultura levou a uma sociedade mais hierárquica, onde alguns líderes controlavam o excedente agrícola, e que esse controle daria a oportunidade de aproveitar as forças de trabalho necessárias para construir este tipo de grandes monumentos. Mas o que intriga os arqueólogos é que Gobekli Tepe foi criado no período Neolítico por caçadores-coletores,o incrível sobre esse achado é que nós, pesquisadores, estávamos errados com relação aos nômades, pois Gobekli Tepe prova que as pessoas nômades são capazes de criar grandes obras de arquitetura. 


Nossa imagem de nômades foi sempre de pequenos grupos móveis, formados por algumas dezenas de pessoas. Pensávamos que eles não poderiam fazer grandes estruturas permanentes, porque tinham que estar em movimento, pois sempre que os recursos se tornavam escassos, eles mudavam para uma outra região. Desse forma não poderiam manter uma classe separada de sacerdotes e artesãos, porque eles não tinham condições de levar os suprimentos extras para alimentá-los. Então aqui está Gobekli Tepe, que prova ter sido possível. Pois Caçadores e coletores foram os criadores dessas incríveis extruturas.



Outro intrigante fato é que a maioria dos animais retratados em Gobekli Tepe tem ênfase na agressão; dentes à mostra e rosnando. Os pesquisadores ainda não identificaram o motivo pelo qual os animais são retratados dessa forma.

Aparentemente, há evidências de um declínio social, pois as estruturas anteriores eram "mais sofisticada" do que os posteriores, incluindo também o fato de que as pessoas com o tempo deixaram de usar o local. 


O pesquisador Robert Jastrow comentou: É um fato científico que a água congela a 32 ° F. Não é um fato científico de que a vida biológica foi "gerada espontaneamente" alguns bilhões de anos atrás. Isso é especulação evolutiva.

"Talvez o surgimento da vida na Terra seja um milagre. Os cientistas estão relutantes em aceitar esse ponto de vista, mas suas opções são limitadas; ou a vida foi criada na Terra por vontade de um ser fora do alcance da compreensão científica, ou ela evoluiu em nosso planeta de forma espontânea, através de reações químicas que ocorrem na matéria inanimada existente sobre a superfície do planeta." Disse Jastrow.


Uma opinião pessoal minha é que: Quase toda descoberta que não conseguimos explicar sobre o passado da humanidade é abandonada sob o rótulo de "fins religiosos". Eu, particularmente acho que "ritual" é bem mais fácil de explicar do que "algo que se mostra bem mais desconcertante". O que vemos em Gobekli Tepe é algo muito avançado para ter sido criado por simples caçadores-coletores em uma época tão remota. Acredito eu, que em um passado distante, mas muito distante mesmo, o planeta em que vivemos tenha sido habitado por uma sociedade muito avançada, talvez mas do que já imaginamos. 



Teria a humanidade na antiguidade vivido uma época áurea!? A qual ainda não conhecemos e que de alguma forma essa sociedade tenha sido quase que totalmente extinta!? Tendo a humanidade sido forçada a recomeçar do zero, assim como crianças? Para mim, Gobekli Tepe são resquícios de uma avançada civilização. Temos muito a descobrir e aprender sobre aquele lugar, talvez uma resposta sobre como a huminidade surgiu na terra seja encontrada alí, ou talvez não, mas de uma coisa tenho certeza, com a descoberta de Gobekli Tepe, muita coisa terá que mudar em nossos livros de História.



Excelente Documentário para quem quiser saber mais sobre o assunto.





Créditos:Channel National Geographic

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

Um comentário:

  1. La fotografía Nº7, la de dos cabezas con gorros cónicos, nada tiene que ver con Gobekli Tepe. Pertenecen a Monte Nemrut o Monte Nemrud que es una montaña de 2.150 m de altitud del sureste de Turquía, conocida por las estatuas pertenecientes a una tumba del siglo I a. C. que se encuentra en la cima.
    En el año 62 a. C., el rey Antíoco I Theos de Comagene mandó construir un túmulo funerario en la cima de la montañ. No es bueno mezclar cosas tan diferentes de muchos siglos de diferencias.

    ResponderExcluir