A EQUAÇÃO DE VIDA E MORTE DE ALBERT EISTEIN



Em 02 de agosto de 1939,o cientista mais famoso da época, Albert Eistein, enviou uma carta ao então presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt. O conteúdo da carta levaria a eventos catastróficos que mudariam o curso da História da humanidade.


A Carta continha basicamente o seguinte:

"...Sr Presidente, O elemento chamado urânio pode ser transformado em uma nova e importante forma de energia no futuro imediato. Certos aspectos desta situação exigem certa cautela, e se necessário, uma ação rápida por parte da administração. Bombas extremamente poderosas de um novo tipo, podem agora ser construídas...."


A carta alertava o Presidente dos Estados Unidos sobre a possibilidade da construção da bomba atômica.A famosa aplicação da equação do próprio Einstein: E=mc2. Aistein revelava na carta o medo de que os nazistas pudessem utilizar a sua fórmula para construir a bomba atômica.


A carta de Albert Eistein impulsionou uma cadeia de acontecimentos, que levaram a destruição das cidades de Hiroshima e Nagashaki.

O documentário abaixo conta com dramatizações de como sua mais famosa descoberta passou de simples símbolos num caderno de notas a uma arma de destruição em massa. 

Albert Einstein publicou sua equação no ano de 1905 e transformou o mundo;
E= m.c2

E= energia
m= massa
c2= velocidade da luz ao quadrado


Um velho amigo de Einstein, Leo Szilard, tinha muito medo que os nazistas fabricassem a bomba atômica. Este medo levou Szilard a procurar Einstein.Ele disse a Einstein que a guerra na Europa iria mesmo acontecer e que Hitler planejava construir a bomba atômica. Logo, convenceu Einstein a escrever uma carta a Roosevelt alertando-o sobre este perigo.

Esta é a história de sua mais famosa equação e como E=mc2 mudou a história da humanidade e Einstein, para sempre.


Tempos depois, Albert Eistein afirmaria que a escrita desta carta teria sido o grande erro da sua vida.


Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: