OS INSETOS CYBORG




Em um laboratório da Universidade Estadual da Carolina do Norte,cientistas estão desenvolvendo um projeto que é metade traça, metade máquina, uma nova geração de insetos controlados remotamente.Biólogos estão explorando o sistema nervoso dos insetos para entender como eles voam. 



O Cientista Joel Voldman do Instituto de Tecnologia e colegas de Massachusetts, projetaram uma sonda neural que pode ser conectada diretamente ao cordão nervoso ventral de um inseto, que, juntamente com o cérebro, formariam o sistema nervoso central. É uma sonda que pode ser implantada enquanto o inseto está em seu casulo. Então, quando a traça surgiu, os pesquisadores observaram seu vôo e coletaram dados da navegação da mariposa. Neste ambiente controlado, os pesquisadores puderam observar os impulsos elétricos que o cérebro da traça envia para seus músculos das asas.




Fazendo os testes a equipe, então, enviou comandos remotamente enquanto as mariposas viraram à esquerda ou à direita sempre que o sinal apropriado era enviado.Os cientistas dizem que as mariposas cyborg poderiam ser usadas para mapear os ecossistemas, procurar sobreviventes em missões de busca e salvamento, ou de realizar missões de espionagem. 




A equipe de Voldman agora está falando com os neurobiólogos para ver se a sonda poderia ser usada em seres humanos. "Eletrodos que estimulam feixes nervosos poderia ajudar a reabilitar as pessoas que perderam a mobilidade após um (AVC) acidente vascular cerebral." Diz Voldman.




Insetos cyborgs em breve vão se tornar uma realidade? "É um passo em direção a esse objetivo, mas ainda estamos muito longe, estamos apenas começando a entender esses circuitos cerebrais." diz Ritzmann um dos pesquisadores.

O método foi publicado no Journal of Visualized Experiments.






Fotos de Alper Bozkurt

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: