A HISTÓRIA DOS DESENHOS ANIMADOS

10:06 PM 0 Comments




O primeiro desenho animado de que se tem notícia foi o GATO FELIX, criado por Patrick Sullivan, ainda na década de 1920, era em preto e branco e não tinha voz.

Patrick foi um produtor de filmes australiano emigrado nos Estados Unidos da América.

 Patrick Sullivan, criador do Gato Felix


Nas mesma década surge o camundongo mais famoso do mundo, O MIKEY MOUSE, uma criação do gênio Wall Disney. Mikey foi o primeiro desenho da história com efeitos sonoros e quem fazia a voz do rato era o próprio Wall Disney. 

Wall Disney junto com Mikey Mouse

Em 1932, Wall Disney mais uma vez como grande pioneiro que foi, lança o primeiro desenho em cores que se chamava: Flores e Árvores. 




Flores e Árvores o primeiro desenhos em cores

No final da década de 1930 surge a Warner com um grande lançamento: O coelho Pernalonga e Sua Turma. 



Em 1937 os desenhistas, Joseph Barbera e Willian Hanna, conheceram-se por acaso e começaram a trabalhar juntos no estúdio de animação da Metro-Goldwyn-Mayer em 1939. Na década de 1940, enviaram seus desenhos para Walt Disney, que prometeu viajar até Nova York na semana seguinte para contratá-los. Mas Nunca apareceu.


Em 1944, os dois fundaram o estúdio Hanna-Barbera, foi uma empresa de desenho animado, cuja propriedade agora é da Time Warner. É uma das maiores produtoras de desenhos animados do mundo, estando situada em Los Angeles, no estado da Califórnia.

Veja quantos personagens o estúdio Hanna-Barbera produziu para a TV, já que na época os desenhos só passavam no cinema. Tenho certeza que vários fizeram parte da sua infância, pois alguns fazem sucesso até hoje, como: Os Flinstones, Scooby doo,Tom e Jerry entre muitos outros.


Nas décadas de 1950, 1960 e 1970 surgiram: Frajola e Piu-Piu, o Papa-Léguas e o Pica-Pau.

A década que marcou minha geração foi 1980, surgiram muitos desenhos que fizeram a infância de muita gente feliz, quem nasceu nessa década sabe do que estou falando, desenhos como: He-Man, Thundercats, Cavalo de Fogo, Nossa Turma entre outros.
 Turma do Manda Chuva e Rabugento

Thundercats

Nos anos 90 surgem eles: Os Simpsons, com seu humor pra lá de extravagante e considerado por muitos como ofensivo. 



É também nessa década que acontece a invasão dos animes japoneses, são tantos que se eu fosse falar daria umas dez páginas de animes, mas com certeza um dos que fez mais sucesso naquela época foi Os Cavaleiros do Zodíaco.


E como esquecer dele, Eek The Cat, um gato maluco que vivia querendo ajudar todo mundo e sempre era perseguido pelo Cão Tubarão Shark... Dei muita risada com esse desenho era muito bom.

Com o desenvolvimento tecnológico, a popularização dos computadores e o surgimento de vários softwares capazes de criar animações inclusive em 3d os desenhos em formato antigo (2d) vão  a cada dia perdendo espaço.

Hoje na TV, desenhos como Bob Esponja e Ben 10 fazem a alegria da mulecada. Só quero lembrar que existem inúmeros outros desenhos bons que não foram citados aqui, pois o post ficaria muito grande, espero que tenham gostado da retrospectiva... E aí, será que tem mais algum bom desenho??? Comentem

 
               Bob Esponja e Sua Turma             Ben 10



Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: