UM PÁLIDO PONTO AZUL

7:35 PM , 0 Comments



Carl Edward Sagan (1934-1996) Foi um cientista norte-americano com Doutorado em Astronomia e Astrofísica era divulgador científico e autor de vários livros de Ciência e Ficção Científica. Foi professor e pesquisador nas Universidade Harvard e Cornell. Em Ithaca, estado de Nova Iorque. No entanto, Sagan ficou conhecido depois de apresentar a série "Cosmos" na década de
1980.



Carl Sagan foi também consultor e conselheiro da NASA, trabalhou com os astronautas do Projeto Apolo antes de suas idas à Lua, e chefiou os projetos da Mariner e Viking, pioneiras na exploração do sistema solar. Participou também das missões Voyager e da sonda Galileu.



Foi dele a ideia de enviar uma mensagem na sonda Voyager 1, contendo a História da humanidade, de quem somos e onde estamos localizados no sistema solar. Já que ele defendia a existência de vida extraterrestre.Tudo registrado em um disco de cobre 12 polegadas banhado a ouro, contendo sons e imagens escolhidas para retratar a diversidade da vida na Terra: cantos de pássaros, canções de baleias, os sons das ondas do mar, ventos e trovões, a música de várias culturas e 55 saudações em várias línguas. 



A sonda segue solitária pelo espaço na esperança de que um dia alguma civilização distante possa encontrá-la.

No entanto, Sagan não acreditava que tais seres estariam nos visitando como afirmam alguns Ufólogos. Ele explicou que a probabilidade de que naves espaciais extraterrestres visitarem a Terra é muito pequena devido as distâncias incomensuráveis. Ele também advertiu contra conclusões precipitadas sobre OVNIs e insistiu que não havia nenhuma evidência clara de possíveis alienígenas terem visitado a Terra no passado ou no presente.


A Voyager 1 foi lançada ao espaço em 5 de setembro de 1977 para estudar o Sistema Solar exterior e, posteriormente, o espaço interestelar. Em operação há mais de 36 anos, a sonda espacial recebe comandos de rotina e transmite dados para a Terra até hoje.




No dia 14 de fevereiro de 1990, a NASA enviou um comando para a sonda virar-se e tirar fotografias dos planetas que havia visitado. Cerca de 60 fotos foram tiradas e enviadas a terra. Uma das fotos chamou a atenção de Sagan a imagem mostrava o nosso planeta, a 6,4 bilhões de quilômetros de distância, mostrando-o como um "Pálido Ponto Azul" na granulada imagem.





Numa conferência em 11 de Maio de 1996, Sagan falou dos seus pensamentos sobre a histórica fotografia, veja o que ele disse no vídeo abaixo:



Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: